CRONOLOGIA ESPÍRITA
1870 - 1913 Tempos de Pioneiros índice do livro 1946 - 1990 Tempos de Incerteza
 
1914 - 1945 Tempos de Comoções

 
A partir de 1914 até 1945 o mundo assiste a um desfile de guerras e morticinios sem precedentes na história da humanidade. Novas armas e tecnologias dão ao homem um poder de destruição nunca antes visto e que causaria inveja ao próprio demônio, caso esta ficção teológica existisse. A ciência, que tanto criticou a religião, mostrou que pode ser tão terrível quanto as mais funestas criações da inquisição, as camaras de gás e a bomba atômica fariam um Torquemada horrorizar-se.

As grandes comoções morais desse período, previstas de há muito, foram embates entre visões de mundo, de um lado o culto ao militarismo, ao regime da força bruta, as sociedades fechadas no ódio e no exclusivismo, ao culto a um passado sanguinário já superado, de outro novas estruturas sociais, mais dinamicas e abertas as liberdades do indivíduo e a uma forma nova de relacionamento entre as nações. 

A eclosão desses conflitos, talvez inevitaveis no processo de evolução de um mundo onde o domínio do plano material excede de muito o autodomínio moral, chacoalharam de tal modo a humanidade, que o homem do final do século XX supreende-se ao ver como mudou e como se sente distante dos seus irmãos do início do mesmo século. 

Nesses anos em que o mal preponderou, queira Deus que pela ultima vez, e viu-se uma parada nas frentes de progresso espiritual e moral da humanidade. O Espiritismo sofreu grandemente na Europa, mas sobreviveu por causa de seu vigor no Novo Mundo. 

1914 - 1918

Sarajevo, Servia 

Primeira Guerra Mundial. O conflito, iniciado com o assassinato do herdeiro ao trono austríaco em Sarajevo, traria os horrores da guerra a uma escala nunca vista antes. Pela primeira vez são empregados em larga escala o avião militar, o tanque de guerra, o gás venenoso e o submarino, permitindo a destruição maciça de vidas e bens materiais. Toda uma época de ouro da civilização européia, a Belle Epoque, se encerra como consequência dessa guerra. Suas cicatrizes mal curadas levaram ao surgimento do facismo, do nazismo, do stalinismo e da Segunda Guerra Mundial. 


1916

Minas Gerais, Brasil 

O Espírito Victor Hugo começa a transmitir mensagens psicografadas através da médium mineira Zilda Gama. Ao longo dos anos foram completados oito romances desse autor: Do Calvário ao Infinito, Redenção, Dor Suprema, Na Sombra e na Luz, Almas Crucificadas, Solar de Apolo, Na Seara Bendita, Na Cruzada do Mestre. 

86 

1 de junho de 1917

Itália 

O Santo Oficio pronuncia a "condenação definitiva" do Espiritismo, proibindo aos católicos de participar, sob qualquer pretexto de reuniões espíritas: "partecipare, con medium o senza medium, servendosi o no dell'ipnotismo, a sedute o a manifestazioni spiritiche, anche se hanno un'apparenza onesta o pia, sia s'interroghino le anime o gli spiriti, sai si ascoltino le risposte, sia ci si accontenti di fare da osservatori, quand'anche si dichiarasse tacitamente o espressamente che non si vuole avere alcun rapporto con gli spiriti cattivi".

outubro de 1917

Rússia 

Revolução Comunista na Rússia. Nasce a União das Republicas Socialistas Soviéticas, um estado baseado na ideologia de Karl Marx e no materialismo histórico. Inicia o período de mais de 70 anos em que qualquer crença na sobrevivência do espírito e na existência de Deus é um ato de traição. Ser Espírita torna-se perigoso nessa sociedade 


1920

Barreiro, Portugal 

Surge o jornal "O Espírita" como "orgão mensal de estudos psíquicos e propaganda doutrinária, propriedade do Grupo Espírita Luz e Caridade, do Barreiro", tendo por diretor António Xavier Govina e por editor J. M. Quintela Paixão.

26 de julho de 1920

Rio de Janeiro, Brasil 

Diversas pessoas são presas no Rio de Janeiro por participarem de uma reunião espírita, acusadas com base em artigos do código penal contra o curandeirismo. Cerca de um mês depois, em 20 de agosto, o juiz Galdino Siqueira julga improcedente a denúncia e manda expedir a soltura dos réus.

16 de setembro de 1920

Rio de Janeiro, Brasil 

O advogado António Evaristo de Moraes (1871-1939), famoso por sua defesa dos fracos e dos pobres, tanto nos tribunais como na imprensa, motivado pelos fatos ocorridos em 26 de julho de 1920, escreve artigo de grande repercussão em que defende os que "praticando a doutrina espiritista, procuram, com a melhor das intenções, acudir as dores físicas e aos padecimentos morais de seus semelhantes". 

71 

7 de junho de 1923

Brasil 

Publicada entrevista no "Jornal do Brasil" com o escritor Coelho Neto, anteriormente intransigente adversário do Espiritismo, que converteu-se a doutrina após ter participado, na extensão do escritório, da conversa ao telefone entre sua netinha, desencarnada em tenra idade, e a mãe dela. 

109 

15 de fevereiro de 1925

São Paulo, Brasil 

Cairbar Schutel lança em Matão, interior de São Paulo, a "Revista Internacional de Espiritismo". 

2, 57, 60 

15 de Maio de 1925

Lisboa, Portugal 

É realizado de 15 a 18 de Maio de 1925, no Ateneu Comercial de Lisboa, o 
1º Congresso Português de Espiritismo. 

12, 70 

1926

Inglaterra 

Arthur Conan Doyle, famoso mundialmente pelos livros de "Sherlock Holmes", e figura de destaque no movimento neo-espiritualista inglês, publica o livro "The History of Spiritualism" . Até hoje uma das melhores obras sobre a história do movimento iniciado pelo plano espiritual em Hydesville e que prossegue em nossos dias. Nessa obra, cujo titulo foi traduzido equivocadamente para o português como "História do Espiritismo", a codificação de Allan Kardec é ainda apresentada em um plano secundário, conforme o ponto de vista dos espiritualistas ingleses da época. 

13

Minas Gerais, Brasil 

Em reuniões realizadas no "Centro Espírita de Lavras", no extremo sul do Estado de Minas Gerais, a médium Yvonne A. Pereira começa a participar das reuniões, recebendo através de sua mediunidade mensagens de espíritos desencarnados por suicídio. Através de sua mediunidade foram transmitidas diversas obras, romances de fundo doutrinário e narrativas de espíritos desencarnados, entre os quais não poderia se deixar de citar o escritor português desencarnado Camilo Castelo Branco. 

26 de Maio de 1926

Lisboa, Portugal 

É fundada a Federação Espírita Portuguesa, FEP. Ainda em 1926 surge a "Revista de Espiritismo", orgão de divulgação da FEP. 

, 70 

28 de Maio de 1926

Portugal 

Implantada em Portugal a ditatura militar, como titular da Pasta de Finanças do novo regime está um professor de direito e político ligado ao "centro católico", António de Oliveira Salazar (1889-1970). Sua influência cada vez maior sobre o regime militar o levaria a assumir em 1932 o cargo de Presidente do Conselho de Ministros e a tornar-se o detentor efetivo do poder em Portugal. Seu regime, denominado "Salazarista", somente seria derrubado após sua morte. Durante esse período o Espiritismo sofre forte repressão, com a interdição dos direitos de reunião e associação, extinsão das sociedades e confisco de bens. 


6, 70 

maio de 1927

Minas Gerais, Brasil 

Primeira sessão espírita no lar dos Xavier, em Pedro Leopoldo - Minas Gerais, que daria origem ao "Centro Espírita Luiz Gonzaga", presidido por José Cândido Xavier, pai do médium Francisco Cândido Xavier (1910-). 

, 78, 79 

3 de outubro de 1927

Brasil 

Publicada pela FEB a tradução em Esperanto do livro "O Evangelho segundo o Espiritismo" (La Evangelio Laü Espiritismo), traduzida do frânces por Ismael Gomes Braga.

1929

Estados Unidos da América 

Wladimir Zworikin, russo naturalizado norte-americano, apresenta o primeiro sistema prático de TELEVISÃO completamente eletrônico. Já em 1932 começa a industrialização de transmissores e receptores. As transmissões regulares foram iniciadas em 1936 por uma emissora de Nova Jérsei. 


11 

1930

Porto, Portugal 

Surge a revista "Além", propriedade da Sociedade Portuense de Investigações Psíquicas", tendo por diretor Manuel Cavaco, e por editor Cruz Ferreira. 

70 

1931

Minas Gerais, Brasil 

Pela primeira vez o espírito Emmanuel se apresenta ao médium Francisco Cândido Xavier. Estava iniciando um trabalho conjunto que se estenderia até os nossos dias, interrompido apenas pelo estado de saúde precário do médium, decorrente de sua idade avançada. 

76, 78, 79 

6 de julho de 1932

Brasil 

Livro "Parnaso do Além-Túmulo" por Francisco Cândido Xavier 

76

1933

Alemanha 

Hitler assume o poder na Alemanha. Durante os anos do nazismo qualquer manifestação de liberdade de pensamento, seja cultural, filosófica, cientifica ou religiosa é duramente reprimida e erradicada. A divulgação e prática da doutrina Espírita na Alemanha é praticamente impossível. 


1934

Barcelona, Espanha 

5.o Congresso Internacional de Espiritismo - O movimento Espírita Espanhol as vésperas da Guerra Civil Espanhola é um dos mais atuantes da Europa, sua influência se estende a América Latina e serve de inspiração para o surgimento dos grupos espíritas locais. Amalia Domingos Soler, Miguel Vives, Quíntín Lopez, Colavida, Torres Solanot, Sellés Gosálves, Pellicer, entre outros, servem de indicação de quanto o Espiritismo tinha progredido em terras espanholas.

Deste congresso recorda-se também a brilhante atuação dos argentinos Manuel Porteiro e Humberto Mariotti, destacando a posição revolucionária do Espiritismo nos conflitos sociais. 

31

Estados Unidos da América 

Joseph Banks Rhine publica o resultado de suas pesquisas com os "fenômenos paranormais" (nome adotado pela Parapsicologia para os fenômenos mediúnicos), comprovando estatisticamente sua existência. As pesquisas de Rhine colocaram a "percepção extrasensorial" (como a Parapsicologia denomina a mediunidade) em evidência, chamando a atenção da opinião pública. De grande curiosidade para o historiador do futuro será o fato da percepção extrasensorial ter se popularizado, tornando-se, por exemplo, tema usado em enredos de filmes e telenovelas. 

16

Inglaterra 

A BBC de Londres transmite pela primeira vez um programa, de Ernest Oaten, dedicado ao Espiritualismo Moderno. 

19 

12 de julho de 1936

São Paulo, Brasil 

Fundada a "Federação Espírita do Estado de São Paulo", funcionando provisoriamente na sede da "Associação Espírita São Pedro e São Paulo". A partir de 1938 passou a ter sede própria na rua Maria Paula. 

116 

17 de julho de 1936 - 1 de abril de 1939

Espanha 

Guerra Civil Espanhola, que termina com o estabelecimento do regime Franquista. O Espiritismo foi, nos quase quarenta anos de Franquismo, praticamente erradicado da Espanha. Com o fechamento oficial dos grupos e o sacrificio de seus principais dirigentes, alguns grupos, como a "Associación Catalana de Estudios Practicos del Espiritismo" sobrevivem na clandestinidade. 


No inicio da Guerra Civil a Espanha contava com cerca de 200 associações espíritas legalizadas e atuando na divulgação da doutrina. A "Federación Espírita Española", não só já estava constituída como era acompanhada por diversas federações regionais. 

12, 82, 

19 de agosto de 1936 - 2 de maio de 1937

São Paulo, Brasil 

"Conferências Radiofônicas" de Cairbar Schutel, pela Rádio Cultura de Araraquara, São Paulo - Brasil, o primeiro programa radiofônico nitidamente espírita. Foram realizadas nesse período 15 conferências. 

57

1937

Atenas, Grécia 

Fundada a "Sociedade Metapsíquica Helênica", mais tarde denominada "Sociedade Metapsíquica de Atenas". Entre seus fundadores se encontra o criminalista grego e antigo professor da Universidade de Atenas, Panes Yotopolos (1878-1965). 

86 

1 de março de 1937

Rio de Janeiro, Brasil 

Fundado na FEB, por sugestão do Prof. Ismael Gomes Braga, o Departamento de Esperanto. Destinado a publicar obras doutrinárias na lingua internacional, esse departamento teve, e continua tendo, importante papel na divulgação do Esperanto nos meios espíritas brasileiros e na divulgação da Doutrina Espírita através do Esperanto. 

17 de outubro de 1937

Rio de Janeiro, Brasil 

Federação Espírita Brasileira fechada por 72 horas por ordem policial. O Brasil vivia então o período do "Estado Novo", implantado em 1937 por Getulio Vargas. Durante essa época vigoraram diversas portarias restringindo a liberdade de opinião, sendo que algumas atingiram a liberdade de crença e obrigaram os grupos Espíritas a obterem registro policial para seu funcionamento. Essas portarias vigoraram até o final do Estado Novo em 1945. 

42, 43 

1938

São Paulo, Brasil 

Fundada em São Paulo, Brasil, por Pedro de Camargo (Vinicius, 1878-1966) e Thietre Diniz Cintra, a primeira escola espírita para evangelização da infância e juventude. Vinicius foi educador e escritor de grandes méritos, constando de sua bibliografia os livros espíritas: Na Seara do Mestre, Em Torno do Mestre, Nas Pegadas do Mestre, Na Escola do Mestre e O Mestre na Educação. 

2

Estados Unidos 


Os físicos Albert Einstein e Leopold Infield escrevem o livro "A Evolução da Física", onde se pode ler (Cap. III - Campo e Relatividade, item Campo e Matéria): "Matéria é onde a concentração de energia é grande, e campo onde a concentração de energia é pequena. Mas se esse for o caso, então a diferença entre matéria e energia é mais quantitativa do que qualitativa. Não há sentido algum em se considerar matéria e energia como duas qualidades muito diferentes uma da outra.". 


1939

São Paulo, Brasil 

A extinta "Rádio Educadora de São Paulo" (Brasil) leva ao ar diariamente o "Programa Radiofônico Espírita" que tinha como um de seus diretores Pedro de Camargo (Vinicius). 

2, 86

Roma, Itália 

O regime fascista interrompe a publicação do periódico "Luce e Ombra", que desde 1900 vinha sendo o principal orgão da pesquisa psiquica italiana. O periódico só voltaria a ser publicado em 1946. 

52 

1939 - 1945

Europa 

2.a Guerra Mundial. Na sequência dos prejuízos causados pelo Nazismo, a destruição maciça levada a cabo nessa guerra causou o desaparecimento quase completo do Espiritismo na Alemanha e a perda das obras espíritas em língua alemã. Também na Áustria ocorrem os mesmos efeitos sobre a divulgação da doutrina Espírita. 


12 

1940

Guatemala 

O Espiritismo, sob o nome de Heliosóphia é estabelecido na Guatemala. A designação surge da necessidade de ater-se as leis do País, que na época, proibiam o uso do nome verdadeiro. Desde então, as "Escuelas Heliosophicas", protegidas sob essa designação, passaram a divulgar a doutrina de Allan Kardec e atingem nos nossos dias o expressivo número de 250 grupos a nível nacional. 

12

19 de janeiro de 1940

Minas Gerais, Brasil 

O espírito Emmanuel transmite através do médium Francisco Cândido Xavier mensagem endereçada a Ismael Gomes Braga, grande propagandista da causa Esperantista, em que tece comentários a respeito da importância do Esperanto e de seu papel nos planos da Espiritualidade maior. A mensagem de Emmanuel teve grande repercussão, inclusive incentivando outros autores espirituais a se manifestarem sobre o tema. 

Merece ser destacado que na época em que a mensagem foi transmitida o Esperanto parecia destinado ao fracasso. A II Guerra Mundial não só trazia enormes baixas ao combalido movimento, que desde 1914 sofria reveses na Europa, como parecia demonstrar a inutilidade dos esforços para uma aproximação entre os povos. Grande número de Esperantistas, entre eles a viúva e os filhos do Dr. Zamenhof, tombavam nos campos de extermínio nazistas; muitos outros eram vítimas dos diversos regimes ditatorias que dominavam o velho continente. 

59, , 

10 de abril de 1941

Rio de Janeiro, Brasil 

A Federação Espírita Brasileira é obrigada, pela segunda vez, a fechar suas portas por ordem policial. 

42, 43 

1943-1968

Minas Gerais, Brasil 

O espírito André Luiz, através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, psicografa uma série de livros onde a vida no plano espiritual é estudada, em diversas circunstâncias, através de sua experiência como médico recém-desencarnado: Nosso Lar (1943), Os Mensageiros (1944), Missionários da Luz (1945), Obreiros da Vida Eterna (1946), No Mundo Maior (1947), Libertação (1949), Entre a Terra e o Céu (1954), Nos Domínios da Mediunidade (1955), Ação e Reação (1957), Mecanismos da Mediunidade (1960), E a Vida Continua (1968). Até então a ideia a respeito de como seria a vida cotidiana no plano espiritual era bastante vaga. 

76, 78, 79 

janeiro de 1943

Rio de Janeiro, Brasil 

Publicada pela FEB a tradução em Esperanto do "O Livro dos Espíritos" (La Libro de la Spiritoj), traduzida do Francês pelo Prof. L. C. Porto Carreiro Neto (1895-1964). O Prof. Porto Carreiro, médium conhecido pelas poesias psicografadas diretamente em Esperanto para a revista Reformador e pelo livro "Ciência Divina" do espírito Jaime Braga, foi grande filólogo, linguista e poeta, ao qual devemos diversas traduções de obras de Allan Kardec e de Francisco Cândido Xavier para a lingua internacional. 

2

Estados Unidos 


Iniciado o projeto do primeiro computador eletrônico, ENIAC, projetado especificamente para uso militar (cálculo de tabelas de balística). O ENIAC só ficaria operacional em 1946. A programação era feita por chaves e pela colocação de fios em soquetes especiais. 


94 

julho de 1943

Rio de Janeiro, Brasil 

Iniciada na revista Reformador a seção de versos doutrinários em Esperanto. A seção foi criada sob orientação do plano Espiritual através da médiunidade de Francisco Valdomiro Lorenz. 

21 de dezembro de 1943 - 17 de março de 1946

São Paulo, Brasil 

Monteiro Lobato (José Bento Monteiro Lobato, 1882-1948), grande nome da literatura brasileira, realiza sessões espíritas em sua residência. As sessões, nas quais a médium era sua esposa Dona Purezinha e realizadas com o método do copo (As pessoas sentadas ao redor de uma mesa colocam dois dedos sobre um copo, que ao mover-se marca as letras da mensagem), foram registradas pelo próprio Monteiro Lobato e publicadas postumamente no livro 'Monteiro Lobato e o Espiritismo'. No período de 1946 a 1947 chegaram inclusive a ser realizadas sessões na Argentina, durante viagens do escritor para lá.

1944

Londres, Inglaterra 

A médium de efeitos físicos Helen Duncan (1897-1956), natural da cidade escocesa de Edinburgh, famosa pelas sessões realizadas na Grã-Bretanha, durante os anos 30 e 40, em centenas de grupos espiritualistas, é condenada pela justiça a cumprir pena na prisão feminina de Holloway. A condenação baseou-se na lei contra a feitiçaria datada de 1735 (Wtchcraft Act), sob a acusação de "exercer ou usar conjuração, que através da participação de Helen Duncan, fariam com que espíritos de pessoas mortas parecessem estar presentes" (to exercise ou use human conjuration that through the agency of Helen Ducan spirits of deceased dead persons should appear to be present). Aparentemente, por trás da injusta condenação, que não deixou de contrariar até mesmo o Primeiro Ministro Winston Churchill, estava a paranóia causada pelo período de guerra. Em algumas das sessões realizadas pela médium, a pedido de parentes de soldados mortos ou desaparecidos, foram narrados pelo espiritos eventos que os orgãos do governo procuravam manter em sigilo (por exemplo, a materialização de um marinheiro desencarnado no afundamento do navio militar Barham, tragédia que só foi reconhecida oficialmente meses depois). 

19, 101

Brasil 

A família de Humberto de Campos, autor brasileiro de grande prestigio (já desencarnado na época), ingressa em juízo contra a Federação Espírita Brasileira e o médium Francisco Cândido Xavier. A ação motivada pelos livros psicografados por Humberto de através do médium, se arrasta durante anos em todas as instâncias, ganhando imensa notoriedade e terminando com ganho de causa para a FEB. Após esse famoso "Caso Humberto de Campos", a pedido do autor espiritual, os seus novos livros passam a ser assinados como Irmão X. 

78, 79

Brasil 

É publicado "Coisas D'Outro Mundo", livro espírita de autoria de Cornélio Pires (1884-1958), contista, humorista, radialista e cinegrafista brasileiro. Cornélio ainda tornaria a publicar outro livro espírita em 1947, "Onde estás, oh Morte ?", e após a sua desencarnação continuaria seu trabalho literário através da psicografia de Francisco Cândido Xavier. 

Estados Unidos 


Colocado em funcionamento pela IBM o primeiro computador, Harvard Mark I, com projeto de 1939 (Aiken, de Harvard) baseado em relês. 


10 de dezembro de 1944 

Brasil 

Fundada a "Cruzada dos Militares Espíritas" no Brasil. 

1945

Europa 

A nova realidade geopolitica, consequência da derrota do eixo pelos aliados, colocou os países do leste Europeu sob domínio soviético, colocando-os portanto sob o jugo do materialismo marxista. Nesses países também passou a ser, como na Rússia, perigoso dedicar-se ao Espiritismo. 



 
 

Copyright © GEAE - Grupo de Estudos Avançados Espíritas, textos
 
CRONOLOGIA ESPÍRITA - 1914 - 1945 TEMPOS DE COMOÇÕES
1870 - 1913 Tempos de Pioneiros índice do livro 1946 - 1990 Tempos de Incerteza